Dor Muscular: 5 Perguntas Respondidas pelo Médico Nemi Sabeh
Que tal falar sobre dor muscular com quem entende do assunto, o médico ortopedista Nemi Sabeh? Ele é responsável pela seleção brasileira feminina de futebol e proprietário da On®, Centro Integrado de Promoção da Saúde, que oferece atendimento em nutrição, fisioterapia, medicina esportiva, yoga, pilates, entre outras. O centro fica em Assis/SP.
Sabeh nos ajudou a responder 5 perguntas simples para você entender direitinho o que é dor muscular, quando ela ocorre, se pode fazer com dor na coluna, quando ela é sinal de que você está cometendo excessos e muito mais! Confira!
Nemi Sabeh. Foto: divulgação
Dor muscular tardia x Dor imediata
Em primeiro lugar, vamos esclarecer que a dor muscular é, em geral, benéfica para o organismo. Ela significa que você está trabalhando o músculo de maneira correta. Ou seja, dor muscular é absolutamente normal e significa que o treino está funcionando.
Vale destacar que a dor muscular, da qual estamos falando, nada tem a ver com dor nas articulações, dores na coluna ou mesmo dores musculares constantes não relacionadas à prática de atividade física.
Nesses casos, o recomendado é procurar um médico. Ainda, se você pratica atividade física e começou a sentir dores articulares, fique atento (a) se o treino está de acordo com o seu nível de condicionamento físico e também à maneira correta de executar movimentos.
1- Afinal de contas, o que é a dor muscular relacionada ao exercício físico?
Você sabia que há dois tipos de dores musculares que têm a ver com treino? Uma é sentida imediatamente após ou mesmo durante o esforço, a outra ocorre, geralmente, no dia seguinte.
“A dor muscular imediata ao exercício é resultado do acúmulo de ácido lático que acontece com a prática de exercícios intensos. Já a dor do dia seguinte são micro lesões celulares do músculo, que levam você a sentir dor por até 48 horas”, explica o médico Nemi Sabeh.
Esses dois tipos de dor são normais e significam que seu exercício está fazendo efeito. Tanto a dor imediata quanto a dor que aparece horas ou até dois dias após o treino, cuja sensação é de dolorido, são causadas por um processo inflamatório, promovendo a reparação das micro lesões do músculo.
Nesses processos, novas estruturas, desta vez mais fortes e resistentes, são criadas. Assim, sua resistência muscular aumenta. O que significa músculos mais fortes e aparentes!
Quando falamos especificamente da dor que surge durante ou após o treino, estamos diante de um processo fisiológico um pouco diferente: a dor é causada pela liberação de ácido lático por conta da contração muscular, que também causa o rompimento de micro fibras do músculo e depois sua reconstrução.
Esta é a dor que você sente à medida que vai aumentando o esforço para chegar até o final do treino. A terceira série de abdominais deve ser muito mais difícil de executar do que a primeira, por exemplo.
Este segundo tipo de dor muscular também é benéfico para o ganho de resistência muscular. Ele é um bom indicador de que o treino de tonificação está na intensidade certa.
2- Quando é normal aparecer dor muscular tardia?
Ficar dias sentindo o músculo dolorido é normal. Mas, atenção! Nem sempre. A dor muscular tardia costuma acontecer em momentos particulares da sua jornada na atividade física.
O ortopedista Nemi Sabeh esclarece: “A dor muscular tardia é comum principalmente nas mudanças de treinos. Estes novos estímulos recrutam novos grupos musculares e levam a dores musculares após os exercícios”.
Esse tipo de desconforto também é muito comum para iniciantes, pois, essencialmente, quando nos propomos a começar a malhar, estamos fazendo um novo treino.
Já para quem está treinando para manter a forma e já tem mais tempo de exercícios, a dor muscular tardia é menos comum ou mais amena.
Dessa forma, se você é um aluno mais experiente, é comum que sinta menos essa sensação de dolorido, a não ser que você esteja intensificando o treinamento.
3 – Dor muscular tardia intensa é normal? Como podemos reconhecer que estamos cometendo excessos ao trabalhar os músculos?
Sabeh aponta que dores musculares intensas são normais, mas que devemos ficar de olho na sua duração.
“Dores musculares intensas são normais. As dores musculares aparecem até 48 horas depois do treino. O reconhecimento de excesso está relacionado a dores intensas e com períodos maiores do que 48 horas, principalmente se realizado o mesmo gesto esportivo. Quando há mudança do treino, relativamente é normal a sensação de dor”.
Em iniciantes, é comum que a dor muscular tardia seja ainda mais intensa: “As dores são normais quanto mais sedentário e inativo é o atleta”, afirma o médico.
Ele também recomenda que o treino seja elaborado por profissionais e analisando o seu perfil.
4 – Posso treinar com hérnia de disco ou problemas na coluna?
O ortopedista salienta que quem tem algum desses problemas não só pode, como deve treinar. O principal objetivo deste treino deve ser fortalecer os músculos do centro do corpo, ou core, para que seu corpo ganhe mais equilíbrio e sustentação.
“Quem tem hérnia de disco ou problemas de coluna deve fazer exercícios! O treino do chamado core e dos músculos estabilizadores do movimento da coluna, como ocorre no Pilates, ajuda a tratar esses problemas. Quando houver melhora do porte muscular, exercícios de agachamento associados a treinos de fortalecimento dos membros inferiores são ideais. Neste caso, nunca alongar posterior de coxa. Evita a irritabilidade neural” alerta Sabeh.
5 – Existem exercícios que podem ajudar a tratar dores musculares? Quais são eles?
“Sim, existem! Os exercícios aeróbicos de baixa intensidade podem aliviar dores musculares chamadas de dores do dia seguinte. São os exercícios chamados de regenerativos ativos”.
Eles fazem o organismo trabalhar e bombeiam sangue para o músculo. A diferença é que ele não promove tanto as micro lesões como os exercícios de média e, especialmente, alta intensidade. O sangue bombeado para o músculo leva nutrientes para que a região afetada possa se recuperar mais rapidamente.