Treino em Casa – Antes e Depois Desafio da Prancha
O desafio da prancha não foi fácil para ninguém, mas a capixaba Andrezza Tacila, consultora de gestão empreserial, deu seu melhor no treino em casa e se superou. Por isso, resolveu contar para a gente tudo que ela passou fazendo o desafio da prancha. Neste antes e depois super especial – desafio da prancha, nossa aluna conta sobre resultados práticos, momentos difíceis, momentos de glória, apoio do namorado e treino em casa!
Veja abaixo o relato da Andrezza Tacila sobre o desafio prancha.
E, em seguida, a entrevista que fizemos com ela.
1 – RELATO
[DESAFIO PRANCHA 30 DIAS] [RESULTADOS]
Estava esperando os posts com os resultados, mas já que ninguém postou vou, vou postar o meu resultado. Acho importante dar esse feedback para que novos desafios sejam estabelecidos.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PRANCHA?
1. Define o abdômen;
2. Melhora a postura;
3. Melhora o equilíbrio;
4. Aumenta o metabolismo;
5. Melhora a flexibilidade;
6. Previne dores nas costas;
7. Fortalece os braços.
QUAIS BENEFÍCIOS EU CONSEGUI?
1. Definição do abdômen – sinto os gominhos, acredito que reduzindo mais a gordura ficarão mais visíveis;
2. Melhoria na postura – apareceram músculos na lombar, eu senti dores nas costas na primeira semana achando que estava fazendo o exercício errado, até que depois a dor passou e senti esses músculos, e meu marido disse que minha coluna estava mais ereta. Tenho má postura e esse pra mim foi um grande ganho.
3. Melhora o equilíbrio – com o abdômen mais forte ficou mais fácil executar movimentos que requerem equilíbrio como por exemplo: agachamento stiff unilateral, panturrilha unilateral, alongamentos, etc; Aumento do metabolismo – eu fazia o desafio antes dos treinos, e me sentia com mais energia durante os treinos;
4. Melhora a flexibilidade – a força muscular também ajuda na flexibilidade. Tenho uma boa flexibilidade mas ficou ainda melhor depois do desafio;
5. Previne dores nas costas – não tenho problema de dor nas costas mas senti o fortalecimento dela;
6. Fortalece os braços – percebi mais músculos nos meus braços e também no posterior de coxa (músculo reto da coxa e músculo tensor fáscia lata);
7. Mais facilidade para executar movimentos – tem um abdominal que é feito deitado tocando o calcanhar que eu mal conseguia encostar, agora não só este exercício como outros abdominais estão mais fáceis de fazer 😀
COMO EU PARTICIPEI DO DESAFIO?
À risca, ficando direto na posição conforme tempo estabelecido por dia. Dos 30 dias só teve 2 dias que não consegui cumprir que foi o dia de 4:20 e o último dia com os 5 minutos. Nesses dias meu corpo despencou e não consegui continuar. Demais dias do desafio cumpri com sucesso.
Me senti muito cansada na última semana do desafio, quase desisti, mas fui até o meu limite. Meu recorde de tempo de prancha era de 2 minutos, alcançado numa academia onde vencia quem ficasse o maior tempo. Hoje o meu recorde é de 4 minutos e 30 segundos, mais que o dobro!
Agradeço ao exercício em casa pela oportunidade de poder superar os limites do meu corpo e alcançar resultados positivos. Eu também emagreci um pouco.
Faço localizada todos os dias, mas como havia engordado fruto das confraternizações de final de ano, eu fiz o desafio prancha + localizada + 1 Aerohiit diariamente.
2- ENTREVISTA – TREINO EM CASA E PRANCHA
Por que resolveu participar?
Eu gosto dessa coisa de desafio e a prancha é um exercício bem desconfortável. A gente fica 1 minuto, é bem cansativo. Então, quando eu vi o desafio com a proposta de ficar até 5 minutos, eu pensei: – Nossa, é muita coisa, mas se está propondo como desafio é porque não é difícil de conseguir. Então, eu acabei abraçando. E o resultado esperado com isso era ter mais definição abdominal, queimar mais um pouquinho de gordurinhas e ter uma definição maior.
Achava que ia chegar onde chegou?
O desafio me surpreendeu porque o meu recorde de prancha era de 2 minutos. Para mim seria impossível chegar até 5 minutos. Mas eu consegui chegar até 4 minutos e 30 segundos. E, com relação a resultado, eu emagreci e defini. As fotos de antes e depois me surpreenderam, porque, apesar das expectativas, eu achei que não fosse alcançar.
Quais foram as partes mais difíceis?
Eu comecei a sentir dificuldades quando começou a intercalar com aquele abdominal super-homem porque é um tipo de exercício que não faz parte da minha rotina. Então, as primeiras vezes que eu fiz, eu sentia dificuldades, eu ficava cansada e, a partir das outras vezes que foram intercalando esse movimento, aí eu comecei a me adaptar melhor ao movimento.
Prancha com televisão?
Eu comecei a ter algumas estratégias. Ficava meditando, respirando fundo, colocava alguma música com o tempo maior do que é o tempo estabelecido. Ás vezes, eu colocava algum anime ou alguma série para me distrair e suportar o tempo do desafio.
Quando sentiu que estava chegando ao seu limite?
Nos 10 últimos dias, porque meu corpo começou a ficar muito cansado. Alguns músculos doíam nos braços e, principalmente, na coxa. Senti músculos na coxa que nunca tinha sentido antes, mesmo fazendo exercícios há tantos anos. Eu alongava bastante, mas o músculo não relaxava. Quando eu cheguei em 4 minutos e meio, meu corpo chegou no limite.
Quais foram as melhores partes do desafio?
Tinha dias que era muito muito difícil ficar no tempo estabelecido, mas eu conseguia ficar até o fim e comemorava. E tinha dias em que eu ficava: – Meu Deus, deve faltar muito, deve faltar muito e de repente soava o contador, eu ficava impressionada, tipo: – Nossa hoje não foi tão sofrido e eu consegui. Então, o melhor momento era quando eu percebia que o condicionamento físico estava suportando melhor aquele processo.
Qual sua relação com a atividade física?
Sempre estive envolvida com atividade física. Desde a infância, tirava bom proveito das aulas de educação física, estudei sempre em colégios que tinham esportes, ginásio, alguma quadra. Depois de formada e trabalhando, teve um momento em que eu precisei me afastar da atividade física. Não ia mais à academia, nem nada. Eu engordei 13 kg trabalhando muito e me alimentando mal.
Até que em um dado momento, eu acabei pedindo demissão desse trabalho e mudei de emprego. Com o emprego novo, eu entrei em uma academia, passei pelo processo de reeducação alimentar. Isso foi em 2010. Eu emagreci 13 kg fazendo aulas de localizada.
Quando começou a treinar com o Exercício em Casa?
Teve um momento no ano passado que eu tive uma lesão na aula de localizada, eu usava carga pesada e aí eu tive uma distensão muscular, aí o ortopedista pediu para eu me afastar por um período de 3 meses Nesse processo de reabilitação, eu voltei me exercitando em casa, me exercitava sozinha, eu mesma montava minha série. Até que um dia, de saco cheio disso, fui pesquisando na internet e me deparei com o anúncio do Exercício em Casa no Facebook.
Por que optou pelo treino em casa?
Tem dias de trabalho que não dá para ir à academia, e eu fico sem exercícios porque eu sou muito acostumada a fazer ginástica localizada. Eu acabei achando muito mais vantagem ficar só com o treino em casa, treinando em casa mesmo, no dia e horário em que posso. Com isso, eu não perco nenhum dia de treino. Treino em casa todos os dias. De domingo a domingo. Eu acabei fazendo assinatura com o Exercício em Casa e estou até hoje.
Eu comecei com o Exercício em Casa pelo YouTube em julho de 2016. Em dezembro, de tanto eu fazer propaganda da página do Exercício em Casa, eu cliquei no link, vi o site. Aí quando eu vi o valor da assinatura, eu pensei: – Nossa gente, eu pensei que seria uns R$ 100, mas era bem mais barato. Então, eu fiz a assinatura em janeiro e vi que tem muito mais conteúdo do que o YouTube.
Além da prancha, quais foram as outras mudanças no treino em casa?
O que mudou é que eu comecei a fazer aulas de Aerohiit. Eu não fazia nada aeróbico, só localizada. Então, como eu engordei um pouquinho em dezembro, fruto das confraternizações de final de ano. Devo ter engordado uns 3 kg.
Para alcançar com mais sucesso o objetivo que eu queria, que era definição, eu fiz o desafio prancha, localizada e o Aerohiit. A prancha trouxe o resultado que eu queria, que foi a definição, mas eu acredito que o emagrecimento foi por causa dos Aerohiits.
Como é sua rotina de treino em casa?
Diariamente eu faço um treino em casa de Aerohiit, uma aula de localizada e uma aula de alongamento. Alterno um dia para membros inferiores e outro para membros superiores. Durante o desafio prancha, eu estava seguindo de domingo a domingo sempre com esse roteiro (acrescentando a prancha).
Este mês, de segunda a sexta, eu faço um treino em casa de Aerohiit, um de localizada e um de alongamento. Sábado e domingo eu deixo como tema livre, então, às vezes eu faço um funcional, Aerohiit, aeróbica, o que der vontade de fazer.
Novos planos fitness?
A minha meta agora é manter os Aerohiits para ver até onde eu posso emagrecer. Porque apesar de eu ter voltado para manequim 38, voltado para os 50 kg, eu ainda tenho um pouquinho de gordura que impede de aparecer os músculos, a massa magra que eu tenho. Então, eu quero tirar essa gordura e ter o corpo que eu sonhava.
Porque até então o que eu tinha, era o que eu já estava conformada, para mim não tinha mais jeito, então eu já estava me aceitando como eu sou. Mas agora, depois do desafio da prancha, acho que eu já posso sonhar mais um pouquinho.
Você fez dieta?
(A pizza abaixo é caseira, feita por Andrezza. A versão light de pizza dela leva queijo branco)
Com relação à dieta, quando eu havia engordado os 13 quilos, eu havia tentado várias dietas e nunca tive resultado. Eu não perdia quilos, eu ganhava, era extremamente esquisito. Então, eu fiz essa mudança, de pedir demissão, entrar no emprego novo, entrar na academia.
Também acabei fazendo a reeducação alimentar. Então, eu tirei tudo aquilo que não servia para a minha saúde, Fui cortando industrializados, processados, embutidos e adicionando saladas, legumes. Eu não comia legumes, eu só comia arroz com carne. Eu fui aprendendo a comer feijão, legumes no vapor, salada e frutas.
Aprendi a cozinhar. Eu percebi que cozinhar em casa era muito mais vantagem do que comer na rua ou comprar pronto. Principalmente, pelo motivo de eu poder controlar o que eu estou comendo. Então, fica tudo gostoso e muito mais saudável.
Eu aprendi que o segredo é realmente você saber se alimentar corretamente, aquela dica que os nutricionistas estão cansados de passar, que é um prato com várias cores. Dieta para mim é boato porque eu tentei várias e nunca tive retorno com nenhuma delas.
As pessoas notaram diferença no seu corpo com o Desafio da Prancha?
Meu maior indicador foi o marido, porque ele fala: – Nossa suas costas estão mais magras, sua postura está bem ereta. Você é super corcunda, Ele fala que a postura está mais certinha e que eu emagreci. Os músculos do braço… E também teve gente que falou que eu estava mais magra.